PM

SUBTENENTE, 1º SARGENTO, 2º SARGENTO. 3º SARGENTO, CABO E SOLDADO DA PMRN AQUELE ABRAÇO DO STRRPMRN JOTA MARIA

pmrn

pmrn

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER POLICIAL MILITAR

PRINCIPAIS FATOS POLICIAIS

RESPONSÁVEL POR ESTE BLOG

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

GERALDO: SARGENTO RECONHECIDO PELA BRAVURA ENFRENTA BATALHA DE VOLTAR A VER PELO OLHO ESQUERDO

 



MILITAR, EM 1995, ACREDITA QUE ESCAPOU DA MORTE, APÓS SER ATINGIDO POR UM TIRO, NA PRAIA DO MEIO

SARGENTO PM GERALDO RECEBEU A COMENDA MAURÍLIO PINTO DE MEDEIROS, EM SOLENIDADE NA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL. FOTO: JOSÉ ALDENIR/AGORA RN

Há 32 anos na Polícia Militar, o sargento Geraldo Ferreira de Lima viveu momentos difíceis e desafiadores na carreira. Nascido em Santa Cruz, cidade no interior do estado, ele entrou na PM no dia 12 de setembro de 1989, aos 22 anos. Hoje, ele enfrenta uma nova batalha: recuperar a visão do olho esquerdo.

Geraldo revelou que entrar na corporação não era um desejo seu no início: “Na verdade, eu incorporei na PM como uma opção de emprego e por causa do esporte. Eu praticava atletismo desde os 14 anos de idade.”

Ele fez parte da equipe de atletismo da corporação. Após passar dois anos competindo, o projeto se desfez por falta de patrocínio. Assim, o sargento voltou a trabalhar na Rádio Patrulha do 1º Batalhão. Foi nesse período que a vida de combatente do crime começou em definitivo para Geraldo, que começou a fazer apreensões de drogas e prisões.

No ano de 2007, o policial começou a trabalhar em Mãe Luiza. O sargento relata seu trabalho na região: “Como eu já tinha trabalhado em policiamento à pé e já conhecia os becos de lá, fui fazer o reconhecimento da área e dos elementos. Na época, não existiam facções, mas existia a rivalidade entre ruas. Quando eu atendia as ocorrências, as pessoas passaram a ter mais confiança no meu trabalho. A partir daí, passaram a existir contatos com informações precisas, que nos ajudaram a tirar armas, drogas e a estourar bocas de fumo.”

Uma das ocorrências mais marcantes de sua carreira como policial aconteceu em 7 de agosto de 2004. Nesse dia, conta, três criminosos fizeram um assalto com refém na loja Insinuante, na avenida Rio Branco, na Cidade Alta. Na ocasião, o sargento ajudou a prender os criminosos, libertar o refém e a recuperar os objetos roubados.

“Eu confrontei os três elementos a uma distância de 10 metros. O atletismo me ajudou a ter agilidade. Eu era magrinho”.

Em 2014, Geraldo participou da operação que encontrou e prendeu Isaac Heleno da Cruz, conhecido com Rivotril, traficante de Mãe Luiza que estava foragido. O acusado morreu após trocar tiros com policiais. o criminoso foi atingido na região das nádegas e morreu depois de passar oito dias no hospital.

Em parceria com outras forças de segurança, como a Polícia Civil e Federal, Geraldo também efetuou prisões de outros criminosos, como Bruno Mezenga, um dos bandidos mais perigosos da época. “Eles juntavam a informação que tinham com o meu conhecimento. Aí, a gente fazia operações em conjunto”.

Após a prisão, Mezenga conseguiu fugir e em março de 2012, foi morto na calçada de casa por inimigos, recorda o sargento.

Uma carreira policial é sujeita a perdas. Geraldo também falou sobre os colegas policiais que perdeu durante a sua trajetória: “Perdi vários companheiros. Teve M. Costa, um cara muito gente fina, paraibano, que morreu em um transporte coletivo no Midway. Ele foi tentar impedir um assalto e entrou em luta corporal contra o bandido, que estava drogado. Quando foram botar ele pra fora do transporte coletivo, a arma de um dos componentes da viatura caiu. o elemento a pegou e puxou o gatilho. O tiro pegou acima do colete, aí ele veio a óbito. Quando a gente perde um companheiro bem próximo, gente sente um bocado também.”

O perigo é uma certeza para qualquer policial militar que atua em campo. Geraldo relatou detalhes sobre o dia em que, enquanto trabalhava no policiamento, foi atingido por um tiro, que quase o matou: “Em 1995, eu fui alvejado enquanto trabalhava na Praia do Meio. Faltaram dois milímetros para a bala atingir a veia femoral. Eu ainda consegui segurar o elemento e ele foi detido. Graças a Deus eu tô aqui pra contar a história. Como eu era muito conhecido e tinha amizade lá na praia, a população linchou ele e depois de ter ficado sete dias internado, ele não resistiu e morreu.”

Depois desta experiência, o sargento teve que enfrentar outro desafio: uma doença que quase tirou a sua visão. Em julho de 2021, o milutar descobriu que ser portador de um tumor no globo ocular esquerdo.

“Durante uma consulta, o resultado foi catarata. O médico encomendou a cirurgia. Depois, eu e minha esposa fomos em duas clinicas particulares. Os exames de lá deram glaucoma. Uma das clínicas encomendou os óculos.”

Com dor de cabeça e a visão já embaçada, Geraldo voltou a trabalhar em um “bico” (serviço extra) e passou a sentir uma dor de dente constante. Após procurar um tratamento para as dores, o sargento voltou para casa. Depois de “tirar um cochilo”, o sargento acordou e quando abriu os olhos, percebeu que havia perdido a visão do olho esquerdo.

“Quando a minha esposa preparou a comida, ela perguntou se eu ia comer no quarto ou na mesa. Eu abri os olhos, e quando eu abri os olhos, não vi mais nada. A partir daí, a gente para o hospital Clóvis Sarinho. No Onofre Lopes, a tenente coronel Ana Lean, que é oftalmologista, disse que o problema não era de visão, era neurológico. Quando a gente retornou para o Clóvis, a tomografia constatou o tumor por trás do globo ocular esquerdo. Passei sete dias internado no Walfredo Gurgel e fui pra Rio Grande e lá fui cirurgiado”, relata.

Mas depois de receber alta, mais problemas. Sentindo dor de cabeça e febre, Geraldo voltou a ser internado por 14 dias. Atualmente, o sargento não enxerga pelo olho esquerdo: “Eu vejo só vultos. Já estou recuperado do tumor, mas o tempo de recuperação da visão é de seis meses a um ano.”

Com uma carreira dedicada ao serviço policial, o sargento Geraldo foi condecorado com a medalha Bento Manoel de Medeiros, medalha Luiz Gonzaga (de 20 e 30 anos), além da medalha Mérito Operacional. No último dia 14, mais uma homenagem: a Comenda Maurílio Pinto de Medeiros

FONTE -  RN AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O BLOG DE Nº 81 DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, DE RESPONSABILIDADE DO SUBTENENTE DA RESERVA REMUNERADA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE, MOSSOROENSE, NASCIDO EM 06 DE JUNHO DE 1961, INGRESSOU NA PM EM 02 DE JULHO DE 1980 E TRANSFERIDO PARA A RESERVA REMUNERADA EM 11 DE AGOSTO DE 2008. AMO A NOSSA QUERIDA E AMADA POLÍCIA MILITAR

CABO FRANCIMAR E CLAUDINO

CABO FRANCIMAR E CLAUDINO
A MAIORIAS DAS FOTOS DE POLICIAIS MILITARES POSTADAS NESTE BLOG SÃO EXTRAÍDAS DO GRUPO ATIVOS E VETERANOS, CUJAS FOTOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DO CABO FRANCIAMAR E DO EX-SOLDADO CLAUDINO, QUE SEMANALMENTE FAZEM VISITAS A RESIDÊNCIA DE UM POLICIAL MILITAR,. É UM BELÍSSIMO TRABALHO REALIZADO POR ELES DOIS. AMBOS SÃO DA MINHA TURMA DE SOLDADO DE 1980, FORMADA NO 2º BPM, MOSSORÓ

POLICIAIS MILITARES

LINKS

CABO LEVI

CABO LEVI
POLICIAL MILITAR