PM

SUBTENENTE, 1º SARGENTO, 2º SARGENTO. 3º SARGENTO, CABO E SOLDADO DA PMRN AQUELE ABRAÇO DO STRRPMRN JOTA MARIA

pmrn

pmrn

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER POLICIAL MILITAR

PRINCIPAIS FATOS POLICIAIS

RESPONSÁVEL POR ESTE BLOG

sexta-feira, 5 de junho de 2020

OS BRAVOS POLICIAIS DO RN FORAM LUTAR EM SÃO PAULO



A exemplo do Estado do Maranhão, os bravos policiais potiguares nem sequer baixaram a poeira direito e já partiram para nova frente de batalha. É que o Estado do São de Paulo se levantou contra a política do presidente Getúlio Vargas, em julho de 1932, cujo movimento recebeu o nome de Revolução Constitucionalista.
Por solicitação do governo federal, uma companhia comandada pelo capitão Severino Elias Pereira, no dia 5 daquele mês de julho, embarcou de trem, passando pelo Recife, com destino ao Rio de Janeiro.
No campo de batalha, no território paulista, tombou ferido de morte o segundo tenente Alberto Gomes, da tropa do Estado do Rio Grande Norte, que fora num segundo comboio. O
A intentona comunista
Perto das oito horas da noite do dia 23 de novembro de 1935, tropas do Exército pertencentes ao 21º BC aderiram ao movimento comunista, com várias ramificações no país.
Bem armados, os rebeldes fardados prenderam diversas autoridades militares, inclusive do Exército, e marcharam para o Quartel da Força Pública, onde encontraram heróica resistência, apesar de um efetivo reduzido de 50 homens, ao qual somou o coronel do Exército José Otaciano Pinto e o tenente Bilac de Farias, da Força Policial, este, teve acesso ao quartel passando pelo meio do fogo inimigo.
Bilac de Farias penetrou no meio dos comunistas, fazendo-se de um deles. Para confundi-los, o oficial, de pistola em punho, atirava contra o quartel da força policial até ultrapassar o inimigo
Conheci Bilac de Farias, que chegou a ten-coronel  cirurgião-dentista, e pedira demissão da corporação para assumir uma cadeira de sua especialidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Ele, com um luzeiro nos olhos e voz trêmula de emoção e já passando dos 60, nos contou esta história, no programa SBSS em foco, na Rádio Rural de Natal, que tinha a direção e locução dos diretores da Sociedade Beneficente dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar, no final da
Com o quartel cercado, os policiais enfrentaram 19 horas de incessante fogo. Aquartelada e sem temor, a tropa lutou com destacado patriotismo. Com arrojada determinação, sem alimentação e água, e em momento algum, nenhum soldado demonstrou fraqueza, posto que o sangue patriótico lhe pulsava forte.
O pior, contudo, aconteceu... Esgotara-se a munição. Foi disparada a última bala, portanto, o último cartucho. O major Luiz Júlio (comandante geral) e o coronel José Otaciano Pinto reuniram a tropa.  E, segundo o historiador, constataram a baixa do soldado Luiz Gonzaga, que teve morte instantânea, além de quatro feridos.
Naquele momento..., o que fazer? Enfrentar as armas rebeldes seria suicídio. Sem munição, a tropa instruída pelos dois oficiais superiores consegu…
O ponto forte que favoreceu a resistência no interior do quartel, sem dúvida, foi o alto grau de disciplina e companheirismo dos quais a tropa se achava portadora.
Os comunistas da farda estavam certos de uma vitória esmagadora sobre as tropas legalistas, pois, simultaneamente, atacaram a Casa de Detenção e o Quartel do Esquadrão de Cavalaria,
NOTA DO AUTOR DESTE TRABALHO:
Sobre Luiz Gonzaga, apontado como soldado, não tem procedência, pois, por longo tempo, fiz uma pesquisa nos arquivos da DP, quando o Cel Rocha Silva era o seu diretor, porém, para minha surpresa, encontrei a inclusão do presuposto militar nos livros de assentamentos, mas  dias após o ataque do Quartel da Força Pública, retroagindo  a uma data antes da ocupação comunista, coisa mais do que absurda, considerando que a corporação não precisava fazer herói sem existir, sendo a Força Pública detentora de tantas vitórias.
SUBTENENTE JÚLIO RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O BLOG DE Nº 81 DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, DE RESPONSABILIDADE DO SUBTENENTE DA RESERVA REMUNERADA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE, MOSSOROENSE, NASCIDO EM 06 DE JUNHO DE 1961, INGRESSOU NA PM EM 02 DE JULHO DE 1980 E TRANSFERIDO PARA A RESERVA REMUNERADA EM 11 DE AGOSTO DE 2008. AMO A NOSSA QUERIDA E AMADA POLÍCIA MILITAR

Arquivo do blog

CABO FRANCIMAR E CLAUDINO

CABO FRANCIMAR E CLAUDINO
A MAIORIAS DAS FOTOS DE POLICIAIS MILITARES POSTADAS NESTE BLOG SÃO EXTRAÍDAS DO GRUPO ATIVOS E VETERANOS, CUJAS FOTOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DO CABO FRANCIAMAR E DO EX-SOLDADO CLAUDINO, QUE SEMANALMENTE FAZEM VISITAS A RESIDÊNCIA DE UM POLICIAL MILITAR,. É UM BELÍSSIMO TRABALHO REALIZADO POR ELES DOIS. AMBOS SÃO DA MINHA TURMA DE SOLDADO DE 1980, FORMADA NO 2º BPM, MOSSORÓ

POLICIAIS MILITARES

LINKS

CABO LEVI

CABO LEVI
POLICIAL MILITAR